quarta-feira, 12 de maio de 2010

Momento Dona Maria...

Afim de desvendar alguns segredos que nossas avós usaram? Ou que alguém descobriu recentemente? Leia sempre este recheado manual de autoajuda doméstica, você vai sobreviver...

COMO TIRAR MANCHAS DE:

Café: Esfregue um cubinho de gelo ou um paninho embebecido em água bem quente sobre a mancha, de preferência assim que o problema ocorrer.

Vinho: Deixe a peça de molho em água quente antes de colocá-la na máquina de lavar.

Batom e graxa: Esfregue um pedaço de sabonete branco sobre a mancha antes de colocar a peça na máquina.

Gordura e molho de tomate: Esfregue um pouco de detergente neutro de lavar louça nos pontos manchados antes de colocar a roupa na máquina.

COMO PREGAR UM BOTÃO?

Passe linha e agulha em movimentos de vaivém pelos furos do botão até que a roupa esteja bem firme na roupa. Arremate por trás. Você pode passar a linha e agulha pelos furos de duas maneiras: em “x” ou fios paralelos. Costure até que o botão esteja bem firme na roupa e arremate por trás.

BARRA DA CALÇA A JATO

Marque a barra com alfinetes. Depois, coloque a calça sobre a tábua de passar, retire os alfinetes e passe um ferro quente por cima da marcação para destacá-la bem. Em seguida, alinhave, ou seja, passe a agulha e linha em ziguezague pelo avesso da calça, no limite da barra. O alinhavo serve para quebrar um galho. O ideal é que, depois de usar a peça, você o retire e refaça a costura com pontos mais firmes ou na máquina.

Matéria: Chris Campos/Revista Gloss

Saiba mais como cuidar de sua roupas ou calçados em Dica para amélias modernas... no meu outro blog Brechó Reinvenção.

2 comentários: