quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Outubro Rosa em Fortaleza...

Domingo fui fazer minha cirurgia para retirar um nódulo de +ou- 1cm no seio e fiquei super feliz em saber dessa movimentação rosaaaaaa em Fortaleza. Muitas de nós... vinte e poucos anos achamos que nódulos, poli cistos são coisas para nossas mães, mais hoje é muito comum por conta da nossa alimentação, hereditariedade e segundo um e-mail que recebi até por usar sutiã aperatado o dia todo. Tinha uma adolescente de 15 anos com um nódulo bem maior que o meu....mulherada, se amem, se toquem!!! Alerta mais uma vez, se não sentir nada quando for ao ginecologista exiga que ele faça o toque ok?

bjs

abaixo matéria do Jornal de segunda-feira:

A previsão é de que sejam registrados 1.650 novos casos de câncer de mama no Ceará em 2009 e cerca de 300 óbitos

Uma imensa "onda" cor de rosa invadiu a Avenida Beira-Mar, na manhã de ontem, quando cerca de 1.500 pessoas participaram da I Caminhada Cor de Rosa de Fortaleza.

O evento foi a última ação desenvolvida no âmbito do "Outubro Rosa", movimento que teve como objetivo dar visibilidade à luta contra o câncer de mama, doença que atinge milhares de mulheres em todo o mundo. No Ceará, em 2008, foram notificados 1.260 casos. A previsão para 2009 é registrar 1.650 novos casos no Estado e cerca de 300 óbitos.

A concentração para a caminhada ocorreu a partir das 7h desse domingo, no Aterro da Praia de Iracema. De lá, por volta das 8h, centenas de pessoas saíram, sem pressa, pela Avenida Beira-Mar até a Praça dos Estressados, na altura da Praia do Náutico. Animados por um trio elétrico, os participantes - a maioria mulheres de todas as idades, além de homens e crianças - vestiam camisetas e usavam bonés cor de rosa com os dizeres "Mulher Consciente na Luta Contra o Câncer de Mama". Faixas e bandeiras chamavam a atenção também para a violência contra a mulher e pediam paz.

Ao longo do percurso, mais gente se juntou aos caminhantes, transformando o evento numa verdadeira festa de conscientização. No fim da caminhada, foram prestados diversos serviços, como informações sobre câncer de mama e orientações sobre saúde em geral, verificação de pressão arterial, atividades culturais e distribuição de kits do Outubro Rosa, contendo camiseta e boné.

A ação foi realizada pela Associação dos Amigos do Centro Regional Integrado de Oncologia (Assocrio); entidades Toque de Vida, Rosaviva e Amar; Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e o Laboratório Roche.

A coordenadora geral do Outubro Rosa em Fortaleza, Valéria Mendonça, destacou a importância do movimento de conscientização sobre o câncer de mama. "O Outubro Rosa é um alerta mundial sobre a importância do diagnóstico precoce desse câncer e Fortaleza não poderia ficar de fora".

Fonte: Diário do Nordeste 26/10/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário