sexta-feira, 10 de julho de 2009

Evento em Fortaleza



AMPLIE SEUS CONHECIMENTOS

MAQUINTEX 2009

SEMINÁRIO TECNOLÓGICO

Nos dias 11 até 14 de agosto de 2009 no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza - CE, das 14:00 até 21:00 horas.

A ABTT - Associação Brasileira de Técnicos Têxteis realizará um seminário apresentando assuntos de atualidade dentro da cadeia têxtil-vestuário-moda, junto com a MAQUINTEX 2009, exposição organizada pela FCEM.

As inscrições são gratuitas e serão feitas no local.

Se sua empresa estiver interessada em divulgar seus produtos e serviços no Seminário Tecnológico, entre em contato com Julio Caetano pelo e-mail servicos@abtt.org.br ou Cel.: (21) 9800.7174.

Para sua empresa participar da MAQUINTEX 2009 contate a Sra. Kátia: katia@fcem.com.br fone 011-5589.2880, e garanta seu espaço.

Visite o site www.abtt.org.br e acompanhe a formatação da programação técnico-científica.

Cordiais saudações associativas.

Reinaldo Aparecido Rozzatti - Presidente

Julio Caetano Horta Barbosa Cardoso - Serviços ABTT

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Dia 11 - Terça

16:00 h: Teatro - "Palestra Tendência Verão 2010" - Danielle Dummar


16:00 h: Sala A - "FASHION DESIGN INSPIRADO NAS OBRAS DOS MESTRES CERAMISTAS DO AGRESTE PERNAMBUCANO" - Profª. Andréa Fernanda de Santana Costa - Me - O presente trabalho foi premiado com Menção Honrosa no XXIII CNTT.
SINOPSE:
O resgate da cultura popular em Caruaru serviu de embasamento para os estudos e a criação de uma coleção de moda. Para a idealização dos modelos, a produção cerâmica do Mestre Vitalino e dos seus seguidores instalados nos ateliês do Alto do Moura, serviram de inspiração para o desenvolvimento de uma coleção. Utilizar formas, cores e texturas utilizadas pelos mestres ceramistas de Caruaru na criação de peças do vestuário. Observando a identidade e a difusão cultural mediante apresentação de modelos que poderão ser concretizados em objetos de moda.

17:00 h: Sala A - "A INFLUÊNCIA DO pH NA DEGRADAÇÃO FOTOQUÍMICA DE GRUPOS ANTRAQUINÔNICOS CONTIDOS EM SISTEMAS CROMÓGENOS DO TIPO VINILSUFÔNICO.". - Prof. Jorge Marcos Rosa - Prof. de Química Têxtil da Escola SENAI Francisco Matarazzo
SINÓPSE:A influência do pH na degradação fotoquímica de grupos cromóforos antraquinônicos em corantes reativos do tipo VS contidos em efluentes têxteis, nas faixas de pH 7, 9 e 11, sob irradiação de ondas ultravioleta em presença de 1,00 x 10-2 mol.dm-3 de Peróxido de Hidrogênio (H2O2). Os efluentes foram diluídos em dez vezes para posterior submissão ao tratamento, onde foi constatada a redução da coloração em 90,70% para pH 7, 93,04% para pH 9 e 92,11% para pH 11, em níveis de absorbância bem próximos ao da água de reuso utilizada na Escola SENAI, podendo o efluente ser reutilizado em 95% dos processos de beneficiamentos têxteis.

17:30 h: Teatro - "Palestra Erica Ikezilli com desfile técnico"

18:00 h: Sala A - "Palestra com especialista do SENAI-CETIQT"

19:00 h: Sala A - "Palestra com especialista do SENAI-CETIQT"

19:00 h: Teatro - "Palestra Jum Nakao - A costura"

20:00 h: Teatro - "Palestra Jum Nakao - A costura"

21:00 h: Esp. Perfil Moda - "Desfile CE e PE (24 looks)"

22:00 h: Esp. Perfil Moda - Coquetel

Dia 12 - Quarta

16:00 h: Sala A - "Palestra com especialista do SENAI-CETIQT"


17:00 h: Sala A
- "O CORPO HUMANO E A DECISÃO DO CONSUMIDOR POR PRODUTOS DE MODA-VESTUÁRIO" - Profª. Dra. Maria Alice Vasconcelos Rocha (UFRPE) - O presente trabalho foi premiado em 1ª lugar no XXIII CNTT.

Sinopse: A palestra foca os parâmetros primordiais para o desenvolvimento de produtos de moda, especificamente na indústria do vestuário. O estudo realizado apresenta os indicadores para o consumo de moda-vestuário declarado por consumidores brasileiros, britânicos e chineses. A pesquisa realizada demonstra que o grau de importância dada pelo consumidor ao seu corpo tem importância equivalente aquela dada a sua identidade e ao seu estilo de vida no que tange a escolha de roupas.

17:30 h: Auditório - "Debate Panorama Moda CE"


18:00 h
: Sala A - : "COMO TRABALHAR A COMUNICAÇÃO VISUAL NO VAREJO DE MODA" - Mychelle Jacob Corrêa

SINÓPSE::O projeto trata das mensagens visuais que constituem uma das mais importantes formas de contato da empresa com o mercado, conseqüentemente a qualidade dessas mensagens e dos materiais produzidos, ou mesmo a junção desses elementos de comunicação, refletirá e resultará na concretização da imagem da empresa perante os seus públicos. Sendo assim, a programação visual não é apenas um detalhe no universo, mas sim, o primeiro cartão de visitas de uma empresa, influenciando na percepção de seus clientes, por isso é tão importante que ao constituir-se uma empresa, ou mesmo, ao se desejar divulgar uma nova coleção, produto ou serviço, tenha-se um cuidado especial com a mensagem que se divulgará, pois ela estará sujeita às percepções individuais e feedbacks dos mais diversos possíveis, como: aceitação, repulsa, indiferença, crítica, entre outros, podendo influenciar positivamente ou negativamente no planejamento estratégico da empresa como um todo.

O mercado da moda sendo um segmento fundamentalmente e extremamente visual, usa a comunicação como forma de apoiar a gestão empresarial, usando os mais diversos tipos de apelos visuais para compor e consolidar a marca na mente dos consumidores, lhe conferindo personalidade própria. Trabalhar os estímulos significa dizer, agregar valor, vantagens, benefícios aos produtos e serviços oferecidos, ou seja trabalhar o branding da marca, visando assim provocar uma ação, reação e decisão dentro de uma atmosfera ideal para realização da atitude de compra.

Portanto, usar a comunicação visual para criar efeitos capazes de ampliar o alcance da marca é uma excelente estratégia, pois trazem o consumidor através do encanto, do desejo, da associação de imagens positivas e de qualidade da marca. Faz-se necessário para tanto produzir materiais de alta qualidade, criativos, alternativos, politicamente corretos e com mensagens visuais compreensíveis para maior parte da população, ou seja, que se destaquem e se consolidem em meio à poluição visual moderna e globalizada. Neste contexto, para que as empresas encontrem a "fórmula mágica" dentro do complexo sistema de comunicação, administração, produção e comercialização de produtos têxteis no mercado global é necessário se ter um planejamento de comunicação eficaz e efetivo, começando pela criação de uma identidade visual positiva, forte e diferenciada.

Glória Kalil, na segunda edição do Seminário Internacional de Marketing de Moda realizado em 2007, lançou um desafio que resume a problemática enfrentada pelo mercado nacional no que tange as questões de identidade, ela questionou: "os italianos têm design, os americanos têm mercado interno, os franceses têm marca, os chineses têm preço e nós temos o que?" Particularmente, diria os brasileiros têm cultura, tradição, sensualidade, alegria, vanguarda, vocação para projetos de responsabilidade social, a tão invejada criatividade brasileira e somos acima de tudo empreendedores natos. O encontro desses pontos fortes ajudam a compor uma identidade positiva da marca perante o seu público interno e externo, transmitindo valores indispensáveis as relações comerciais, justamente o que o mercado varejista deve buscar, ajudando assim no crescimento e no fortalecimento de toda a cadeia têxtil nacional. Mesmo sendo este projeto de pesquisa direcionado ao varejo, o mesmo tem sua importância social maximizada pela possibilidade aplicação da gestão em qualquer empresa do setor independente do seu porte, gerando excelentes oportunidades de negócios.

20:00 h: Esp. Perfil Moda - "Desfile CE (20 looks)"

Dia 13 - Quinta

16:00 h: Auditório - "Palestra etiquetagem - com especialista da ABIT"

17:30 h: Auditório - "Vitrinismo - UFC"

20:00 h: Esp. Perfil Moda - "Desfile PE (20 looks)"

Dia 14 - Sexta

16:00 h: Auditório - "Palestra Exportação - com especialista do Texbrasil - ABIT"

18:00 h: Sala A - "Reunião com a Diretoria da ABTT - Livre acesso"

19:00 h: Esp. Perfil Moda - "Desfile CE e PE (24 looks)"

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