sexta-feira, 29 de maio de 2009

Exposição no Rio mostra 'Viagens Extraordinárias' de Yves Saint Laurent


O Rio de Janeiro recebe, a partir desta terça-feira 26/05/09, a exposição Yves Saint Laurent - Viagens Extraordinárias, como parte integrante da programação do Ano da França no Brasil.
A mostra, que acontece no Centro Cultural do Rio de Janeiro até 19 de julho, reúne 50 figurinos completos de coleções inspiradas na África, Ásia, Espanha, Marrocos, Rússia e Índia, em manequins projetados pelo próprio estilista e seus croquis originais.

O figurino mais antigo data de 1967 e pertence à coleção de verão baseada na África. O mais recente é da coleção de inverno de 1999, da série Rússia. Acompanham os figurinos mais de 240 acessórios, como braceletes, colares, brincos, sapatos, chapéus e turbantes.

A exposição ainda traz dois vídeos, ambos de 2002 - uma entrevista realizada e dirigida por David Teboul, e o registro de seu último desfile, realizado no Centro Pompidou.

No térreo do CCBB, uma instalação-móbile mostrará 36 cópias ampliadas dos cartões Love, que o estilista enviava a amigos e clientes especiais durante as festas de fim de ano. A prática durou 40 anos.

Todas as peças pertencem ao acervo da Fundação Pierre Bergé - Yves Saint Laurent, curadora da mostra. A entidade, aberta em 2004, é sediada em Paris, no mesmo local onde funcionou por 40 anos a Maison YSL, e onde são conservados o escritório e os ateliês do estilista.

Viagens Extraordinárias faz referência ao rico universo transformado em moda por Saint Laurent. Ele não esteve em todos os lugares que serviram de inspiração para criação de suas coleções e daí o nome da exposição, para reforçar a sensibilidade e a imaginação do criador.

O projeto da exposição no Rio, por ocasião da comemoração do Ano da França no Brasil, foi aprovado pelo próprio Yves Saint Laurent, após uma mostra semelhante realizada na sede da Fundação, entre outubro de 2006 e abril de 2007. Ele morreu em 1º de junho de 2008, em Paris, aos 72 anos.

Nascido em 1936 em Oran, na Argélia (na época da possessão francesa), YSL foi premiado ainda muito jovem, aos 17 anos, por um desenho de figurino, sendo a seguir convidado a trabalhar com Christian Dior. Em 1961 abriu com Pierre Bergé sua própria empresa, que manteve até 2002, quando anunciou publicamente sua aposentadoria, e fez seu último desfile, uma retrospectiva de 40 anos de trajetória, com 300 modelos.

Serviço:
Yves Saint Laurent - Viagens Extraordinárias
De 26 de maio a 19 de julho de 2009
Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
De terça a domingo das 10h às 21h
Entrada franca
Informações: (21) 3808.2020
Fonte: site terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário