quarta-feira, 27 de abril de 2011

Nossa amiga ou inimiga íntima TPM...

Não sei a maioria das leitoras são como eu, na TPM fico irritada, se me chamarem de feia choram, aumenta o desejo por chocolate e comer manga verde com sal. Aiiiiii que delícia!!!

Já melhorei muito em questão de humor e irritação e gostaria de compartilhar com vocês está matéria inscrita pela minha linda e abençoada pastora Grace. Mulher de Deus que tem abençoado muito minha vida com seu testemunho e seus conselhos.


A tensão pré-menstrual, conhecida por muitas mulheres como TPM, há pouco tempo começou a ser levada a sério pelos especialistas.

Antes seus sintomas eram considerados imaginários ou tidos como sem importância.

Mas será que ainda não nos julgam como loucas e desocupadas quando estamos naqueles dias que antecedem a menstruação e que parece que o mundo está contra nós??

Precisamos mudar esse quadro e, para isso, que tal aprofundarmo-nos nesse estudo para entender o que acontece com esse "corpicho" que Deus nos deu?


Você precisa entender o que é ciclo menstrual


O ciclo menstrual de uma mulher compreende o primeiro dia em que ela menstrua até o dia anterior à próxima menstruação. Na primeira fase do ciclo, o óvulo está preparando-se para deixar o ovário rumo ao útero, mas se a fecundação não acontecer ocorre a segunda fase do ciclo que leva à menstruação.

É exatamente na segunda metade do ciclo que os sintomas da TPM aparecem, interferindo na vida social, familiar ou profissional da mulher, desaparecendo com a descida do fluxo menstrual.


Sintomas


Os sintomas da TPM variam de mulher para mulher e, devido a isso, a TPM tornou-se difícil de ser identificada pelos pesquisadores; é comum, ainda, algumas mulheres apresentarem mais do que um sintoma.


Já foram descritos mais de 100 sintomas, dentre os quais, os mais freqüentes são: irritação, nervosismo, ansiedade, tristeza, depressão, dor de cabeça, enxaqueca, vontade de chorar sem motivo, desânimo, cansaço, dor ou inchaço nas mamas, dor nas pernas, aumento do apetite, vontade de comer algo doce, insônia, prisão de ventre, retenção de líquidos.


Halloo....!!!! Quem pode me ajudar?


A primeira coisa que você deve fazer é não deixar que os sintomas da TPM controlem a sua vida. Como cada mulher é diferente, um protocolo específico de tratamento não acabará com todos os sintomas, em todas as mulheres, uma combinação de soluções, porém, pode ser ideal para cada tipo de mulher.

Não esqueça de ir com freqüência ao ginecologista e ouvir as suas orientações. Procure um especialista com quem você se identifique. É muito importante instruir os membros da sua família a respeito do problema, se preferir, leve seu marido, ou a pessoa mais próxima, na consulta com o médico.


TPM atrasada?


A maioria das mulheres reclama que os sintomas da TPM aparecem após a descida do fluxo, mas isso não existe: a TPM somente ocorre antes da menstruação. Se os sintomas persistirem, sejam eles físicos ou emocionais, após a menstruação, o problema é outro e um médico deverá ser consultado.


Pra.Grace Tocantins

Fonte: Veja lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário