segunda-feira, 2 de junho de 2008

Artesanato do Ceará

"Mescla de índios, negros e brancos o cearense é um dos povos mais alegres do Brasil. E criativo, também: eles dominam várias técnicas e conseguem transformar argila, madeira, couro, fios finísimos como a linha ou rústicos como o cipó em peças de arte." (Site terrabrasileira.net)

Sou maranhense de nascença, mais já me considero cearense pelo menos de coração, trabalho à 3 anos com artesanto local desenvolvendo produtos com grupos de artesãs em todo o estado. É surpriendente a troca de saberes, o conhecimento de novas culturas e lugares tão diferentes dentro do mesmo estado!!!

O artesanato do Ceará é um dos mais diversificados do país, mas logo nos lembramos das mulheres rendeiras com seus bordados. Todas as técnicas de produção em fibras de algodão são herança da colonização portuguesa, que foram fortemente introduzidas na cultura cearense sendo conservadas até hoje. Mais o nosso artesanato não se resume a influencia europeia, não podemos esquecer que o artesanato bem como outros costumes tem seus toques indígenas, já que nosso estado era habitado por índios cariris, tremembés entre outros.
São várias tipologias, diversos projetos em andamento e por vir e eu como profissional de moda só tenho que aperfeiçoar meu trabalho com as artesãs para que possam sair produtos cada vez mais belos e de encher os olhos dos consumidores, de boa qualidade e que sejam feitos também com amor.
Fotos acima: Vivência do Sebrae em Jericoacoara
Tipologia: Crochê
Grupo: artesãs locais de jijoca
Fotografo: Vinicius de Oliveira
Produção: Mark Greiner e Franklin Ricarte
Design de Produto: Mark Grainer, Franklin Ricarte, Gilvânia Monique e Neiva Ferreira
Modelo: Andréia Kerstner

2 comentários:

  1. Querida Gil, obrigado pelos elogios ao povo cearence, continue a mostrar os nossos artesanatos,nunca deixe suas raìzes,para que os profissionais de moda ,ganhem cada vez mais espaço no mundo á fora levando a nossa marca ,que é a moda cearence!beijos

    ResponderExcluir
  2. querida Gil obrigado pelos elogios ao povo cearence ,continui divulgando o nosso artesanato,para que possamos ganhar o mundo com a moda cearence.beijos

    ResponderExcluir