quarta-feira, 18 de junho de 2008

100 anos da imigração japonesa no Brasil

Eu de gueixa - festa de formatura em 2005
Coleção "O espirito do Dragão é a alma do cearense" no Dragão fashion Brasil 2005
O Japan Fest Brasília é um festival de cultura japonesa a ser realizado em Comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil
Festival do Japão
Foto para Flavita Valsani.FFriends Maringá Maio 2008Participaram do Encontro: ernani, Rafa Saes, Tati, Neca e Maricy.
Integração Brasil-Japão completa 100 anos hoje.A 18 de junho de 1908, às 11h17, chegava o navio Kasato Maru, com os primeiros 781 imigrantes japoneses. O Brasil é hoje, a maior colônia japonesa fora do Japão.A cidade de Maringá está toda enfeitada para receber o Príncipe Naruhito para as comemorações do Centenário da imigração japonesa.
Breve Histórico...
*Novembro de 1907 -- Ryu Mizuno, diretor da Companhia de Imigração do Império (Kokoku Shokumin Kaisha), assina o acordo responsável pela vinda da primeira leva de imigrantes para o Brasil.
*28 de abril, 1908 -- O navio Kasato Maru sai do porto de Kobe com 781 passageiros a bordo.
*18 de junho, 1908 -- O Kasato Maru chega ao porto de Santos, em São Paulo, e os imigrantes são enviados para trabalhar em seis fazendas, na maioria plantações de café.
*Janeiro de 1930 -- O primeiro grupo de japoneses chega à Amazônia para ajudar a cultivar guaraná. Mais tarde, eles passam a cultivar também a juta e a pimenta-do-reino.
*1932 -- O número de imigrantes japoneses no Brasil passa de 130 mil -- quase 90 por cento deles trabalham nas fazendas.
*1934 -- O presidente Getúlio Vargas impõe cotas de imigração como parte de sua política nacionalista.
*1938 -- O governo brasileiro impõe restrições às atividades culturais e educacionais dos imigrantes, incluindo os japoneses, devido às tensões às vésperas da 2a Guerra Mundial.
*1952 -- O Brasil e o Japão retomam suas relações diplomáticas depois do hiato da 2a Guerra.
*Dezembro de 1959 -- O estaleiro Ishikawajima do Brasil, conhecido como Ishibras, começa suas operações. Foi o primeiro de vários investimentos industriais que vieram com os acordos bilaterais entre Brasil e Japão.
*1967 -- Empresas japonesas, incluindo a Toshiba e a NEC, começam a investir no Brasil.
*19 de junho de 2008 -- O príncipe herdeiro do Japão, Nahurito, chega ao Brasil para a comemoração oficial do centenário.
*Cerca de 250 mil brasileiros vivem no Japão, a maioria deles trabalhando em fábricas. Os "dekasseguis" mandam cerca de 2 bilhões de dólares de volta às suas famílias no Brasil.
(Reportagem de Elzio Barreto - folha de São Paulo)
O japão na minha moda...
Meus trabalhos como estilista começaram com a Coleção "O espirito do Dragão é a alma do cearense" no Dragão fashion Brasil 2005, onde fiz as comparações entre o dragão do mar e os dragões orientais, a terra do sol e a terra do sol nascente e o artesanato local e os costumes das adolescentes japonesas. Ressaltando a irreverência do povo cearense e criatividade ao inovar em suas roupas e nas customizações feitas, com o reaproveitamento de tecidos de roupas de brechó e reciclagem de calçados.
A cultura oriental me encanta pela história das gueixas, delicadeza ao cozinhar e minimos detalhes em tudo, seja no desenho numa porcelana ou na embalagem de um presente!!!
Então hoje é dia de comer sushi...até eu vou!!!
Pena que o bairro da liberdade esteja tão longe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário