quinta-feira, 18 de março de 2010

Boas novas...Moda é cultura!

O Ministério da Cultura, em uma atitude inédita, passou a incluir nas discussões da II Conferência Nacional de Cultura (11 a 14 de março), os setores de Moda, Arquitetura e Design. É o primeiro passo para o aumento das relações institucionais do governo para com o setor, que agora passam a ser consideradas manifestações da identidade brasileira, podendo ser contempladas nas ações do Ministério que formentam a cultura.

Ao todo foram analisadas 347 propostas. A delegação setorial da Moda aprovou cinco estratégias na Pré-Conferência:

Eixo I – Produção simbólica e diversidade cultural: Registrar de maneira multimídia, organizar e promover as memórias que formam a identidade cultural material e imaterial da moda brasileira por meio de recursos públicos, considerando as diversidades locais.

Eixo II – Cultura, cidade e cidadania: Promover a articulação interministerial para formação e qualificação do profissional da moda, fomentar estudos e pesquisas que mapeiem, a partir do território, a interdisciplinaridade e diversidade do setor e potencializar as microrregiões com a realização de projetos de moda.

Eixo III – Cultura e desenvolvimento sustentável: Financiar projetos de geração de emprego e renda, promover estudos de mapeamento e fomento de processos sustentáveis na moda com reafirmação cultural em grupos/comunidades por meio de políticas de capacitação, profissionalização e estímulo à produção e à circulação.

Eixo IV – Cultura e Economia Criativa: Elaborar editais públicos específicos para o setor de moda e fomentar parcerias com órgãos públicos e privados para a consolidação das atividades de grupos acadêmicos, experimentais e oriundos da sociedade civil organizada com ações nacionais e internacionais.

Eixo V – Gestão e institucionalidade da Cultura: Promover a institucionalização da Moda no Ministério da Cultura por meio da criação: do Fundo Nacional da Moda; do Comitê da Moda; e da agenda propositiva de trabalho com o Ministério da Cultura.

A delegação setorial de moda foi composta por:

BA Maria Auxiliadora Goya Lopes
CE Jander Mendes Pontes
RR Maria da Conceição da Silva Matos
PA Cassiane Dantas
DF Margareth Rose Santos Alves
SP Clarice Ferreira
RJ Luís Fortunato
PR Doroteia Barduy Pires
BA Luciano Cenci
RJ Fatima Leite da Costa

Fonte: Site Profissão Moda via Aminc

Nenhum comentário:

Postar um comentário