domingo, 19 de abril de 2009

Bolsas de estudo em Engenharia Têxtil na Espanha

Bolsas de estudo em Engenharia Têxtil na Espanha

 - Clique para ampliar
Visando o aperfeiçoamento profissional de engenheiros têxteis brasileiros, a ABIT e o Sinditêxtil–SP assinaram, no dia 2 de abril, em São Paulo, um acordo de parceria entre a Associação, o Sindicato, e a Universidade Politécnica de Catalúnia, com o intuito de viabilizar o programa de bolsas para curso de mestrado e doutorado. Em um primeiro momento, serão contempladas 15 pessoas com as bolsas para estudos em Terrassa, cidade catalã localizada a quase 30 km de Barcelona, na Espanha. Lá está o Instituto de Investigação Têxtil e de Cooperação Industrial – INTEXTER, que é considerado um dos mais importantes centros de desenvolvimento de tecidos inteligentes e nanotecnologia do mundo. O Instituto, dirigido pelo professor Josep Valldeperas Morell, é integrado à Universidade de Catalúnia, onde serão ministrados os cursos para os bolsistas.

O acordo foi assinado durante o Seminário de Inovação Tecnológica realizado no mesmo dia 2, que teve como objetivo discutir maneiras de agregar valor ao produto brasileiro através da inovação tecnológica e da responsabilidade ambiental. Valldeperas ministrou a palestra “Inovação Tecnológica e suas aplicações no Setor Têxtil e de Confecção” e, em seguida, Marti Crespi, sub-diretor do INTEXTER, falou sobre as novas técnicas de gestão dos efluentes na indústria têxtil, bioreatores de membrana e também sobre a remoção de cores (oxidação eletroquímica).

Na oportunidade, Fernando Pimentel, diretor-superintendente da ABIT, afirmou que a parceria trará benefícios à competitividade da indústria brasileira. “Os profissionais contemplados com a bolsa terão a oportunidade de ver o que há de mais moderno para nosso setor. Com isso, quando retornarem ao País, todas as informações adquiridas ajudarão na melhoria do processo produtivo das indústrias daqui, aumentando a competitividade de nosso setor, tanto no mercado interno quanto no exterior”, declarou.

Fonte: http://www.friburgomodaintima.com.br/index.php?conteudo=noticias_detalhes&codigo_noticia=406

Um comentário: