Essa semana estava lendo um pouco sobre a rainha Ester na bíblia. Acho o nome Ester lindo e a forma hebraica mais ainda "Hadassa". A história dela é linda e vale a pena assistir...
A história de Ester
Na história da Bíblia, a personagem foi uma órfã judia, criada por Mardoqueu; também se chamava Hadassa. Tornou-se rainha da Pérsia. Colocou sua vida em risco, ao comparecer à presença do rei sem ser chamada. Intercedeu em favor dos judeus e denunciou o plano de Hamã.
A jovem judia era da tribo de Benjamin e, devido à morte de seus pais, foi criada por um primo chamado Mordecai. Habitavam na fortaleza de Susã, sob o reinado de Assuero (Xerxes).
A rainha Vasti, mulher de Assuero, foi banida da casa real, pois recusou-se a mostrar sua beleza durante um banquete oferecido pelo rei.
Para substituir Vasti, iniciou-se a procura por uma jovem bonita e virgem. Ester foi eleita pelo rei como a mais linda jovem entre todas as que foram apresentadas. Escolhida como a nova rainha, não divulgou, contudo, sua origem judaica.
Seu primo Mordecai descobriu um complô organizado por Hamã, um alto oficial do rei, para aniquilar o povo judeu. Hamã persuadira o rei Assuero a assinar uma ordem que decretava o massacre dos judeus.
Mordecai contou essa situação a Ester, que seria obrigada a tomar uma decisão de arriscar a própria vida, se procurasse o rei sem ser convidada, ou permaneceria em silêncio e comprometeria a vida de todos os judeus.
Mediante a expressão “Se eu perecer, pereci”, tomou a decisão de procurar a ajuda do marido contra Hamã.
No final, o inimigo dos judeus foi enforcado por ordem do Assuero e, embora o decreto do rei não pudesse ser revogado, ele deu uma permissão especial aos judeus para se defenderem contra o iminente massacre. Assim eles o fizeram e foram salvos.
Ester e Mordecai prestaram seus serviços ao rei Assuero e a Deus, com fidelidade e honra, e conquistaram o respeito de todos.
Fonte:/kuintacomq
Nenhum comentário:
Postar um comentário